Percepção de alunos da 6ª série do ensino fundamental sobre posse responsável de animais de estimação e risco zoonótico no Município de Ale
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n40.1260Palavras-chave:
Animais de estimação, zoonoses, estudantes, criançasResumo
Este trabalho objetivou avaliar a percepção de alunos da 6ª série do ensino fundamental quanto ao risco zoonótico em torno da posse de animais de estimação no municipio de Alegre-ES. Para tanto, foi utilizado um questionário epidemiológico em três escolas, uma particular, uma pública municipal e a outra pública estadual. Participaram 90 alunos, dos quais 30 de cada escola. Foi verificado que 70% dos alunos das redes particular e estadual, e 66,7% da municipal possuem pelo menos um animal de estimação. Sobre os cuidados com seus animais, 66,7% dos alunos da escola particular relataram que seus animais estavam vacinados e vermifugados, enquanto que das escolas estadual e municipal foram verificados apenas 33,3% e 15%, respectivamente. Em relação ao conceito de zoonoses, 80% dos alunos da escola estadual e apenas 46,7% dos alunos das escolas municipal e 36,7% da particular demonstraram conhecimento sobre o tema. Dentre as fontes de informação sobre o tema zoonoses, a escola foi citada, por 83,3% dos alunos da rede estadual e 30% da municipal. Para 40% dos alunos da escola particular a mídia (TV, jornais, revistas e internet) foi o principal meio de informação. Com base nos dados observados foi observado que as crianças da rede pública estadual demonstram maior discernimento sobre o conceito de zoonoses do que as crianças da rede pública municipal e privada. Por outro lado, as crianças do ensino privado demonstraram maior conhecimento geral em relação aos pontos que envolvem a posse responsável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Ingrid N. K. Mello, Marcos P. Franque, Francisco A. Pessoa Júnior, Jamili M. Suhet Mussi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.