Ocorrência de parasitos zoonóticos em fezes de cães de praças públicas do centro da cidade de Manaus, AM
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n9.409-413Palavras-chave:
Contaminação, Risco, Saúde pública,Resumo
A presença frequente de cães domiciliados, semi domiciliados e errantes nas principais praças do centro da cidade de Manaus podem ter um importante papel epidemiológico na contaminação e na disseminação de infecções por vários gêneros de parasitos nestes locais. O objetivo deste estudo foi identificar a presença de formas de disseminação de parasitos com importância zoonótica em fezes de cães presentes em praças públicas. O estudo foi realizado comdez praçaspúblicas do centro da cidade de Manaus de onde foram coletadas 135 amostras de fezes de cães, as quais foram processadas pelas técnicas de Willis-Mollay e Centrífugo-Flutuação. Os resultados obtidos demonstraram presença de ovos de Ancylostoma sp. Em 67,3% das amostras, assim como Trichuris sp. Em 9,6% e Toxocara sp. Em 3,8%. Associações de ovos de diferentes parasitos em uma mesma amostra também foram observadas. Todas as praças apresentaram amostras positivas com parasitos de potencial zoonótico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Corrêa, C. A.S.; Souza, F.S.; Lisbôa, R.S.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.