Interação homem-animal e sua relação com a guarda responsável de cães em um bairro da cidade do Recife-PE
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n5.1294Palavras-chave:
Interação homem-animal, bem-estar animal, guarda responsável, saúde pública.Resumo
Os cães, como animais de companhia, têm desempenhado importante papel na sociedade atual, ocupando posições antes exclusivas dos seres humanos. O crescimento populacional desses animais, no entanto, trouxe vários problemas devido ao grande número de cães errantes nas grandes cidades, acarretando riscos à saúde pública pela disseminação de zoonoses e por ataques agressivos à comunidade. Tal problema é consequência direta das práticas de seus tutores e reflexo do nível educacional dos mesmos. Com o objetivo de se conhecer a realidade local do Alto José do Pinho, um populoso bairro da Cidade do Recife-PE (229,6 hab/ha), foi realiza uma pesquisa por meio de entrevistas aplicadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do bairro a 240 moradores, proprietários de pelo menos um cão por residência. No inquérito, foram coletadas informações sobre nutrição, cuidados com a saúde, lazer, controle de natalidade e recolhimento das fezes dos animais. Os resultados mostraram a necessidade de programas oficiais para educação em guarda responsável que melhorem a interação homem-animal, o bem-estar desses animais e a saúde pública em geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Raquel Querino de Sousa & Fabíola Braz de Sousa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.