Índice de desejabilidade: uma análise multivariada do padrão de fermentação de silagens de maniçoba
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n7.1301Palavras-chave:
Armazenamento, Emurchecimento, Ensilagem, Manihot pseudoglaziovii.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar silagens exclusivas de ramas de maniçoba em relação ao emurchecimento e armazenamento das mesmas, através do cálculo do índice de desejabilidade, obtido após análise multivariada “Experimentos com Misturas”. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em um esquema fatorial 2 x 3, considerando-se como fatores fixos o emurchecimento (0 e 6 horas) e o armazenamento (15, 45 e 90 dias), totalizando-se seis tratamentos quadruplicados. As variáveis analisadas foram: matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, lignina, cinza, carboidratos solúveis, pH, capacidade tamponante e microflora epífita para fungos filamentosos e bactérias totais, com ênfase na presença de Bacillus. Em todas as variáveis, o emurchecimento e ou o tempo de conservação apresentaram diferença significativa (p<0,05). As silagens de ramas emurchecidas foram as de melhor qualidade nutricional para consumo de ruminantes apresentando valores ótimos de armazenamento de 87,77 e 82,33 dias, respectivamente, com I = 1,0 (um). Tal técnica multivariada mostrou ser um excelente instrumento para determinar um melhor emurchecimento e armazenamento neste tipo de material ensilado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Luciano Ferreira Lopes, Edma Carvalho de Miranda, Denise Maria Pinheiro, Jaqueline Maria da Silva, Edna Peixoto da Rocha Amorim, Cyro Rêgo Cabral Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.