Imunomarcação de micrometástases de neoplasias mamárias espontâneas em linfonodos de cadelas por meio do receptor CD44.
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n8.1308Palavras-chave:
tumor mamário canino, CD44, metástase, neoplasia, oncologia, cãesResumo
O CD44 é uma molécula de adesão, multifuncional pertencente à família de glicoproteínas transmembranas e está intimamente relacionada com a progressão tumoral. Este trabalho teve como objetivos: avaliar a imunomarcação de CD44 nas neoplasias mamárias malignas da cadela, com e sem metástase em linfonodos regionais; associá-la como fator prognóstico na detecção precoce de metástase; relacioná-la com a imunomarcação de MMP-9, E-caderina e VEGF. Compuseram os grupos experimentais, cadelas com tumor mamário, com (Grupo M) ou sem metástase (Grupo N) detectável em linfonodos. As neoplasias mamárias foram classificadas de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Para isso utilizou-se a técnica de imuno-histoquímica, em amostras incluídas em parafina. Para a determinação da porcentagem de imunomarcação considerou-se somente as células epiteliais neoplásicas. Para o anticorpo CD44 contou-se as marcações em linfócitos T nos linfonodos dos dois grupos. As marcações em linfócitos T foram maiores no grupo N e menores no grupo M. Observou-se aumento significativo na marcação do CD44 do sítio primário do tumor (células epiteliais neoplásicas) para a metástase, assim como nas marcações de MMP-9 e E-caderina. Concluiu-se que o CD44 pode atuar em conjunto com outras moléculas, tais como a MMP-9 e a E-caderina. Propõe-se que a detecção precoce de micrometástase seja feita em linfócitos T nos linfonodos drenantes das neoplasias mamárias malignas de cadelas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Geórgia Modé Magalhães, Ana Carolina Trompieri Silveira, Antonio Carlos Alessi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.