Rentabilidade e lucratividade das culturas temporárias e permanentes
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n9.1313Palavras-chave:
culturas temporárias, culturas permanentes, rentabilidade, lucratividade, métodosResumo
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo que busca identificar as particularidades das culturas temporárias e permanentes e através da mensuração de dados financeiros e econômicos de produtores que trabalham com o cultivo de três culturas – alho, soja e maçã – possibilitando, assim, a determinação da lucratividade e rentabilidade de cada uma, dando condições ao produtor de ter dados suficientes para decidir sobre qual delas explorar. Neste estudo, inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica das culturas para dar sustentação ao desenvolvimento dos cálculos de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Ebitda. Os dados utilizados para a realização dos cálculos, resultaram da observação e coleta de dados com entidades representativas de classe e produtores da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados da aplicação dos métodos de VPL e TIR no estudo das três culturas, contemplando apenas quatro safras, indicaram que o alho seria mais viável economicamente. A maçã apresentou viabilidade, porém com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) abaixo da pré-estabelecida e a soja apresentou VPL e TIR negativos. Porém, considerando o Ebitda, a soja teve uma maior lucratividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Raquel Kramer da Fonseca Vicenzi, Sérgio Cavagnoli Guth, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Emilia Camargo, Rosecler Maschio Giliol, Maria Teresa Martiningui Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.