Boas práticas, gestão sanitária e bem estar animal na produção de ovinos e caprinos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n11.1330Resumo
O potencial para consumo interno de carne ovina e caprina na região Sudeste do Brasil é enorme, em especial de produtos que atendam os preceitos de qualidade sanitária e denominação de origem. Para tanto, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos fundamentais de Boas Práticas de Manejo, de Gestão Sanitária e de Bem-estar Animal, que executados em distintos sistemas de produção, visam que estes sejam sustentáveis. Boas Práticas de Manejo são técnicas e normas de conduta visando incrementar a produção animal, garantir segurança e qualidade da carne produzida, conquistar maior confiança e satisfação dos consumidores, melhorar as condições do meio ambiente e de saúde dos trabalhadores rurais e demais atores envolvidos. Gestão sanitária estratégica é alicerçada pelo Planejamento. O calendário zoosanitário, que é intrinsecamente relacionado e dependente do manejo reprodutivo, deve ser implantado para organizar os procedimentos adotados, principalmente para prevenir a ocorrência de enfermidades. Cada sistema de produção é único, com desafios e oportunidades próprias. Portanto, não existe um “calendário padrão” a ser preconizado indiscriminadamente para todos, pois cada sistema requer cuidadosa coleta de informações, análises e interpretações de profissional habilitado para elaboração do calendário anual de atividades. Bem-estar animal é o seu estado em relação às suas tentativas de adaptação ao ambiente, variando de um contínuo bom até o ruim, pois os animais criados com finalidade de produzir alimentos têm direito de sobreviver dignamente e, dessa forma, a produção tende a melhorar conforme melhores são as condições de vida do rebanho. Para tal, segundo a OIE, devemos garantir aos animais as “Cinco Liberdades”: psicológica, comportamental, fisiológica, sanitária e ambiental. O grande desafio da ovinocaprinocultura de corte brasileira é fornecer ao consumidor final uma carne de qualidade, com regularidade de oferta através da produção em escala e a um preço competitivo, oriunda de sistemas de produção sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, João Elzeário Castelo Branco Iapichini, Daniela Pontes Chiebao, Fábio Henrique de Lima Gabriel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.