Percepção do mercado consumidor de Piracicaba em relação ao bem-estar dos animais de produção
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n11.1325Palavras-chave:
Animal, bem-estar, consumo, interesse, atitudeResumo
A desinformação da sociedade com relação aos animais de produção tem sido um fator limitante para a implantação do conceito de bem-estar aplicado a esta categoria animal. Por meio deste trabalho, objetivou-se identificar a percepção do público consumidor a respeito do conceito de bem-estar de animais de produção (BEAP), assim como identificar quais são os fatores considerados na escolha de um produto de origem animal. Para tanto, aplicou-se um questionário, contemplando as seguintes informações: características consideradas na compra de produtos de origem animal, conhecimento quanto à sensciência animal e opinião quanto ao interesse da sociedade a respeito do tema. Os entrevistados foram identificados quanto à idade, sexo, renda e consumo de produtos de origem animal. Foram aplicados 493 questionários, no Município de Piracicaba/SP e os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Com relação ao perfil dos entrevistados, constatou-se uma predominância do público feminino nos supermercados (65%). Além disso, 36,9% do público entrevistado tinham idade entre 41 e 60 anos. Do total, 98% revelaram consumir produtos de origem animal. Com relação ao conhecimento sobre BEAP e à tomada de decisão em função do mesmo, 60,4% dos entrevistados responderam que não leva em consideração o BEAP no ato da compra. Entretanto, 91,5% dos entrevistados acreditam que os animais possuem sentimentos. Os sentimentos mais atribuídos aos animais foram: dor, 89,2%; medo, 86,6% e alegria, 68,6%. Da totalidade dos entrevistados, 52% acreditam que o BEAP é um assunto de interesse da sociedade. Por fim, as características consideradas no ato da compra e consumo de produtos de origem animal pelos entrevistados foram: qualidade, preço e validade. Percebe-se que, ao mesmo tempo em que as pessoas consideram a senciência, a tomada de decisão quanto ao tema é incipiente. A difusão de conhecimentos com relação ao bem-estar dos animais de produção, bem como sobre questões relacionadas à cadeia produtiva podem contribuir para a preparação da sociedade no sentido do consumo ético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Guilherme Amorim Franchi, Maria Luísa Appendino Nunes,Paulo Rogério Garcia, Iran José Oliveira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.