Técnicas de superovulação em ruminantes
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n12.1332Palavras-chave:
Ruminantes. Superovulação. FármacosResumo
O sucesso dos programas de transferência de embriões depende, em grande parte, da resposta à superovulação, seu fator limitante. Quanto a isso, recentes protocolos, que controlam a função folicular e luteínica, permitem iniciar o tratamento superovulatório em momento pré-determinado. O tratamento superovulatório objetiva suprir a deficiência da concentração de FSH antes que o folículo dominante promova a redução da concentração endógena dessa gonadotrofina. São inúmeros os protocolos para sincronização do estro e superovulação em ruminantes, com a utilização de vários fármacos como FSH, eCG, progestágenos, estrógenos, PGF2α, agonistas de GnRH, etc. São variados também os fatores que interferem no sucesso da superovulação em ruminantes dentre os quais destacam-se a regressão lútea precoce, relação LH/FSH, tipo de fármaco utilizado, imunidade, escore corporal e nutrição. Nesta revisão objetiva-se expor tais protocolos superovulatórios e o uso dos fármacos, assim como os efeitos dos fatores interferentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Vicente de Paula Fernandes Neto, Marinna Nérica do Nascimento e Silva, Flávio de Sousa Oliveira, José Ribamar Silva do Nascimento Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.