Anatomy of the digestive tube of toco toucan
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n14.1347Palavras-chave:
aves, intestino, estômago, esôfago, RamphastidaeResumo
Realizou-se um estudo acerca da anatomia do trato digestório de 12 espécimes de Ramphastos toco capturados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Uberlândia, MG. Dentre os exemplares havia sete machos e cinco fêmeas, dos quais seis eram adultos e a outra metade era composta por animais jovens, com um comprimento corporal total médio de 476,33 ± 103,49 mm. A cavidade tóraco-abdominal das aves foi aberta para examinar e identificar os componentes do tubo digestório. O esôfago cervical, situado dorsolateralmente à traquéia no antímero direito do pescoço, se comunica diretamente com a sua parte torácica em vista à ausência do inglúvio nesta espécie. O esôfago torácico segue ventralmente aos pulmões e se une ao proventrículo dorsalmente ao coração. O proventrículo é cilíndrico e está localizado no antímero esquerdo da cavidade, já o ventrículo, possui forma arredondada e encontra-se em estreito contato com a região dorsal do lobo hepático esquerdo através de uma impressão. O duodeno forma uma alça em U e se comunica ao ventrículo, sob o lobo hepático direito, e as alças intestinais do jejuno-íleo e cólon-reto. O maior segmento intestinal, o jejuno-íleo se distribui ao longo do terço caudal da cavidade tóraco-abdominal enquanto o intestino grosso é constituído apenas do cólon-reto, que contorna o rim esquerdo ventralmente à cloaca. O esôfago cervical, esôfago torácico, proventrículo, ventrículo, duodeno, jejuno-íleo e cólon-reto representam, em média, 17,82%; 12,90%; 5,67%; 6,82%; 27,64%; 30,06% e 11,57%, respectivamente, do comprimento corporal total na espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Mariana B. Andrade, André L. Q. Santos, Líria Q. L. Hirano, Flávio M. de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.