Desenvolvimento alométrico em uma nova linhagem de codornas para corte
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n17.1367Palavras-chave:
alometria, carcaça, desenvolvimento de tecidos, produção animal, seleção genéticaResumo
Objetivou-se avaliar a alometria das características de uma nova linhagem para codornas de corte em desenvolvimento no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Foi utilizado um total de 120 aves, sendo 60 machos e 60 fêmeas em quatro idades de abate (35, 42, 49 e 56 dias). As análises para obtenção dos coeficientes alométricos foram realizadas através do procedimento GLM do SAS (2008). Não houve diferenças significativas para a maioria das variáveis estudadas, apenas ocorrendo diferença significativa no desenvolvimento alométrico para o crescimento do osso do peito e da asa para os machos na idade de 35 dias, os quais apresentaram desenvolvimentos precoces. Igualmente houve diferença significativa para gordura abdominal nos machos aos 56 dias sendo o desenvolvimento considerado tardio com crescimento heterogônio. Preconiza-se um abate mais precoce em codornas machos do tipo carne, evitando a deposição de gordura, o que acarreta custos desnecessários à produção dessas aves.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Janaína Scaglioni Reis, Nelson José Laurino Dionello, Aline Piccini Roll, Victor Buttow Roll, Aiane Aparecida da Silva Catalan, Débora Cristina Nichelle Lopes, Ariane Gottuzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.