Avaliação da conformidade de rótulos de produtos declarados como “isento de lactose”
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a915.1-4Palavras-chave:
Intolerância, legislação, produtos lácteosResumo
O objetivo desse estudo foi avaliar rótulos de produtos lácteos para dietas com restrição de lactose, de diferentes marcas comerciais, frente à legislação brasileira em vigor, analisando dados quantitativos e qualitativos da conformidade e não conformidade dos rótulos. Amostras foram coletadas de hipermercados dos municípios de São José do Rio Preto/SP, São José dos Campos/SP e Salvador/BA, totalizando 120 rótulos avaliados, de produtos lácteos para dietas com restrição de lactose. Das amostras analisadas 23,33% apresentaram algum tipo de não conformidade. A análise estatística revelou que os produtos queijo, bebida láctea e iogurte, apresentaram diferenças significativas (p<0,05), indicando que as bebidas lácteas são os produtos mais seguros, comparativamente aos outros dois. É dever de todos os estabelecimentos produtores de alimentos para dietas com restrição de lactose cumprir com o disposto na RDC 135/2017., porém, tal observância à norma não está sendo exercida por uma parcela dos estabelecimentos, visto a identificação de não conformidades em alguns rótulos avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jéssica Braz de Oliveira Manhães, Nathália Verônica Silva Pulici, André Fernandes Lúcio, Isabela Tosta Raimundo, Diego Sartori, José Erick Galindo Gomes, Bruna Maria Salotti de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.