Terminação de cordeiros
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n23.1402Palavras-chave:
condição corporal, estado de engorduramento, ovinosResumo
O trabalho objetiva mostrar a importância e como determinar de maneira prática o momento em que o cordeiro está terminado a partir da relação entre a condição corporal do cordeiro e o estado de engorduramento da carcaça. Foram verificadas elevadas correlações entre estes fatores (0,89), no entanto foram dependentes da experiência prévia do observador. Quando a técnica é efetuada por observadores menos experientes a correlação diminui de forma expressiva (0,55), o que evidencia a necessidade de treinamento para execução desta técnica com sucesso. Deste modo, constata-se que a condição corporal é bom indicador do estado de engorduramento da carcaça e alternativa prática viável para determinar se o cordeiro está terminado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 José Carlos da Silveira Osório, Maria Teresa Moreira Osório, Sérgio Silveira Gonzaga, Carlos Eduardo da Silva Pedroso, Roger Gomes Esteves, Otoniel Geter Lauz Ferreira, Fernando Miranda de Vargas Júnior, Luis Gustavo Castro Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.