Uso de gordura protegida na alimentação de ruminantes
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n23.1401Resumo
Para suprir as necessidades energéticas e garantir o desempenho produtivo dos ruminantes, é necessário assegurar uma adequada ingestão de energia. Uma importante característica da gordura é seu alto valor energético, fornecem mais energia que os carboidratos. Os lipídeos utilizados nas rações aumentam a capacidade de absorção de vitaminas lipossolúveis e apresentam propriedades físicas, químicas e fisiológicas que são importantes no processamento da ração, na nutrição animal e proporciona melhoria na palatabilidade. No entanto, valores indesejáveis na dieta podem causar transtornos no rúmen do animal. Com isso a utilização da gordura protegida além de não prejudicar a absorção de nutrientes, também não causa redução na digestibilidade, uma vez que a mesma passa intacta pelo rúmen em níveis normais de pH e é metabolizada no intestino, onde ocorre um melhor aproveitamento. O uso desta fonte alternativa de energia vem aumentando e trazendo bons resultados aos produtores, melhorando características reprodutivas e produtivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Jacinara Hody Gurgel Morais, Renata Nayhara de Lima, Andrezza Kyarelle Bezerra de Moura, Patrícia de Oliveira Lima, Maria Vivianne Freitas Gomes de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.