Controle de infecção cirúrgica: contaminação em centro cirúrgico de pequenos animais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n25.1415Palavras-chave:
infecção hospitalar, prevenção, controle, veterinária, cirurgiaResumo
A hospitalização de animais doentes aumenta muito o risco de ocorrência de infecções. O médico veterinário tem a obrigação de minimizar o risco de danos adicionais que podem ser subseqüentes às suas intervenções e isso inclui minimizar a exposição dos pacientes a agentes infecciosos que podem levar à infecção nosocomial, considerando que, em alguns casos, o agente infeccioso pode ser zoonótico. O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de contaminação no centro cirúrgico de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), em São João da Boa Vista, SP, e desenvolver um projeto educacional, focando os pontos críticos que surgiram a fim de que se mantenha o controle de infecção cirúrgica em Pequenos Animais. Nos resultados obtidos pode-se observar que nas coletas feitas no ambiente cirúrgico durante a noite há um grande crescimento de fungos. Nas amostras colhidas da mesa e do chão, na maioria das vezes houve crescimento de fungos e bactérias, com exceção das amostras colhidas após a cirurgia, na qual se pode dizer que houve predomínio no crescimento de bactérias. Observou-se também que o maior número de colônias foi encontrado na placa que ficava próxima à porta do centro cirúrgico, em relação às outras distribuídas pela sala, devido ao maior trânsito de pessoas. Também se obteve um resultado positivo modificando-se a rotina de calçamento de luvas, que foi sugerida como medida para diminuir a contaminação que era encontrada nas luvas do cirurgião imediatamente antes da cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Eugenia Moraes, Angélica do Rocio Carvalho Silva, Maria Raquel de Godoy Oriani, Priscila Carvalho de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.