A síndrome da cauda equina em cães: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n25.1411Palavras-chave:
cães, cauda eqüina, laminectomiaResumo
O tema do presente artigo se refere à Síndrome da cauda eqüina em cães com ênfase no tratamento da doença. A cauda eqüina é uma coleção de raízes de nervos que descem o canal vertebral até o final da medula espinhal. Esta síndrome acomete principalmente cães de grande porte. Existem vários graus de envolvimento dos membros pélvicos, bexiga, esfíncter anal e cauda, com sinais clínicos variando desde flacidez até a paralisia dos membros pélvicos. O tratamento recomendado pela maioria dos autores é cirúrgico, pela técnica de laminectomia, porém não se descarta a possibilidade de utilizar o tratamento conservativo. Tratamentos alternativos, como a fisioterapia, acupuntura e quiropraxia, são utilizados cada vez mais pela Medicina Veterinária, associados e como suporte aos tratamentos convencionais. O prognóstico é bom para os animais que não apresentam disfunção urinária e fecal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ferreira, Luiz F. L. & Santos, Fabíola F.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.