Hipertensão sistêmica associada à doença renal crônica: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v7n1.1484Resumo
O rim exerce diversas funções importantes para a manutenção da homeostase do organismo, dentre elas está a regulação da pressão sanguínea arterial. A doença renal crônica é a causa mais comum de elevação da pressão sanguínea, e, consequentemente, da hipertensão arterial em cães e gatos. Devido a essa íntima relação entre pressão arterial e função renal, o presente trabalho tem como objetivo discutir a associação entre a hipertensão arterial sistêmica e a doença renal crônica, abordando a fisiopatogenia desta alteração, suas possíveis complicações e seus aspectos diagnósticos e terapêuticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Thaíssa Quintas Nogueira & Sabrina dos Santos Costa Poggiani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.