Terço final da gestação suína: utilizar ou não uma dieta diferenciada
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n9.1708Palavras-chave:
alimentação, fases de gestação, desempenho reprodutivoResumo
O sucesso da suinocultura está diretamente relacionado com a eficiência no desempenho reprodutivo das matrizes, refletido no número de leitões produzidos/fêmea/ano. Este aumento em produtividade é decorrente do melhoramento genético que estes sofreram nos últimos anos. Simultaneamente, teve-se de ajustar as necessidades nutricionais destas matrizes para suportar o crescimento do feto e da glândula mamária durante, principalmente, o terço final da gestação, com ênfase nas necessidades de proteínas/aminoácidos e energia. No entanto, os programas de alimentação para fêmeas em gestação são baseados em uma única formulação da dieta, com ajustes feitos ao nível de alimentação, tornando-se mais fáceis de aplicar, porém não atendendo às exigências protéico e energética das matrizes, acarretando em desempenho aquém do seu potencial genético. Deste modo, sugerem-se programas de alimentação dividida em duas fases (0-70 dias e 70 dias à parição) para marrãs gestantes com finalidade de melhorar o crescimento fetal, sistema mamário e ganho de proteína materna, sem ganho excessivo de gordura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Leandro Ferreira Domiciano, Janio Correa Leite Junior, Túlio Medeiros Marçal, Silvana Alves Pedrozo Vitalino Barbosa, Ivete Ricken Domiciano, Perivaldo de Carvalho, Getúlio de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.