Efeito da adição da faveira (Parkia platycephala) sobre a composi&
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n11.1725Palavras-chave:
cinzas, extrato etéreo, FDA, FDN, pH, proteína brutaResumo
Avaliou-se o efeito da adição da faveira (Parkia platycephala)sobre o pH e composição bromatológica na silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum. cv. Napier). O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos: T1 = 100% capim-elefante cv. Napier; T2 = 85% capim-elefante cv. Napier + 15% de faveira; T3 = 70% capim-elefante Napier + 30% de faveira e T4 = 55% capim-elefante Napier + 45% de faveira, com quatro repetições. Foi utilizada a planta inteira de capim-elefante, com 135 dias de idade e 2,10 m de altura. No caso da faveira, utilizaram-se folhas e ramos da fração comestível (até diâmetro de um lápis), colhidas dos galhos que estavam a cerca de 1,50 m do solo, de árvores com aproximadamente 14 anos de idade e cerca de 10 m de altura. A inclusão de níveis crescentes de faveira na silagem de capim-elefante cv. Napier reduziu os teores de cinza e aumentou os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido, variáveis que apresentam correlação negativa com o consumo e digestibilidade dos alimentos. Contudo, também propiciou aumentos no pH e nos teores de proteína bruta e extrato etéreo, melhorando parcialmente a qualidade da silagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 João Avelar Magalhães, Fabíola Helena dos Santos Fogaça, Newton de Lucena Costa, Braz Henrique Nunes Rodrigues, Francisco José de Seixas Santos, Raimundo Bezerra de Araújo Neto, Milena Almeida Vaz, Edineudo Mourão Silva, Antônio Bruno Bitencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.