Prevalência de lesões sugestivas de tuberculose em bubalinos abatidos no Amapá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n12.1732Palavras-chave:
Mycobacterium, bovídeos, inspeção.Resumo
A tuberculose animal é de suma importância na saúde pública, uma vez que se trata de uma zoonose e o animal infectado pelo Mycobacterium sp é um transmissor da doença aos humanos através de seus produtos e subprodutos e que o consumo de carne bubalina é significativo na região amazônica, notadamente no Estado do Amapá, onde cerca de 65% da população bovídea é de bubalinos. Este trabalho teve como objetivo estudar a prevalência de condenações por lesões sugestivas de tuberculose em bubalinos abatidos no principal estabelecimento de abate de bovídeos que abastece a população amapaense. Consequentemente, alertar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do controle da tuberculose animal e do consumo de produtos de origem animal inspecionados. Foram coletados dados de condenações por lesões sugestivas de tuberculose em carcaças e vísceras dos animais abatidos no Matadouro-frigorífico localizado no Município de Santana-AP, submetido ao controle SIE 0003, no período de setembro de 2010 a agosto de 2011. No período avaliado, observou-se uma prevalência de 2,95%, pois de um total de 39.972bubalinos abatidos, 1.179 apresentaram lesões compatíveis com tuberculose. Em 8,56% dos casos as lesões se apresentaram de forma generalizada e 56,00% das carcaças condenadas procedem de animais da região de maior concentração de bubalinos do Estado do Amapá (municípios de Tartarugalzinho, Cutias do Araguari, Macapá e Amapá). Mediante os resultados obtidos torna-se imprescindível à implementação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal no Estado do Amapá para saneamento dos rebanhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Luciana Barreto de Almeida Silva, Claudiana Esteves, Peter Bitencourt Faria, Jacyara Thais Teixeira, Thiago Santos Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.