Sopro intermitente em cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v18n17.1771Palavras-chave:
Prolapso valvar, Prolapso de Mitral, Sopro IntermitenteResumo
O prolapso valvar é uma condição decorrente da degeneração das cordas tendíneas e folhetos valvares, que impedem a valva acometida de realizar sua função de fechamento adequadamente, causando um refluxo sanguíneo durante a sístole ventricular. Este refluxo levará à alterações sistêmicas secundárias, como hipertensão pulmonar, edema pulmonar e insuficiência cardíaca congestiva, se não tratada adequadamente. À ascultação, o som emitido pelo coração, quando há presença de prolapso valvar é denominado “sopro”, o qual pode ser classificados em graus de um a seis. O presente trabalho objetivou relatar o caso do animal Mike, canino, Shih Tzu, macho, três anos de idade, atendido na Clínica Escola Veterinária da Universidade Guarulhos em 2012. Como histórico, as principais queixas eram de prostração e um episódio recente de síncope, e ruídos respiratórios quando o animal se agitava. Ao exame físico o animal apresentou um sopro valvar, com foco em valva mitral, de grau IV – VI, porém de caráter intermitente. Esta condição incomum é denominada como “Sopro Intermitente”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rogério Carletti Rocha, Cesar Martins de Souza, Rafael Teixeira Rolan, Gabriela Santana Zebiani, Carlos Alberto Sanchez, Robson Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.