Acupuntura nas desordens reprodutivas (Revisão)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n18.1776Palavras-chave:
hormônios, tratamento, agulha, reproduçãoResumo
A estacionalidade dos acasalamentos, na maioria das espécies, é dependente da duração da gestação. Nos eqüinos, com gestação próxima a um ano, a cobertura e o nascimento dos potros acontecem na primavera e no verão, período do ano que oferece melhores condições ambientais para a sobrevivência da espécie (disponibilidade de alimentos, temperatura, luminosidade, etc.). O início da gestação em qualquer espécie, e em particular na eqüina, é marcado por vários acontecimentos. Durante esse período o útero e os ovários da égua, assim como o embrião, passam por várias modificações, adaptando-se à nova condição. Entre essas modificações cita-se a alteração dos níveis séricos de progestágenos e estrógenos. A acupuntura é um dos métodos mais antigos de tratamento médico. A prática da acupuntura veterinária é provavelmente tão antiga quanto a humana. Na verdade, o campo da acupuntura veterinária começou com o tratamento de cavalos, por causa de sua importância numa economia baseada em guerras e agricultura. A estimulação por agulhas em certos pontos, como o Bai Hui e VG2, estão historicamente associados com a reprodução e sabidamente altera os níveis plasmáticos de hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH), estradiol, progesterona e testosterona. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa as funções reprodutivas dependem de um complexo de funções cooperativas que envolvem os órgãos internos, o Qi-Xue, os meridianos, especificamente os órgãos do aparelho reprodutivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Amanda Melo Sant’Anna Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.