Efeito do período de armazenamento, local e tipo de tratamento sobre a qualidade de ovos brancos para consumo humano
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n19.1782Palavras-chave:
albúmen, peso, qualidade, estocagem, temperaturaResumo
A qualidade dos ovos é determinada por aspectos externos, sendo eles relacionados com a qualidade da casca quanto a sua estrutura e higiene, e os aspectos internos, tais como as características relativas à gema, câmara de ar, albúmen, cor, odor e sabor, sendo que, o conjunto dessas características acarreta na aceitabilidade do produto pelos consumidores. O tempo de estocagem e a temperatura dos ovos têm grande influência para indicar a qualidade do ovo. Com isso, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do período em dias e local de armazenamento e tipo de tratamento (lavagem e imersão com óleo mineral) na qualidade externa e interna dos ovos brancos de poedeiras comerciais para consumo humano. Os tratamentos consistiram em seis (6) períodos de armazenamento (0, 7, 14, 21, 28 e 35 dias), dois (2) locais de armazenamento (geladeira e ambiente) e três (3) tipos de tratamento (lavados com água corrente, não lavados e pincelados na extremidade mais larga com óleo mineral). As variáveis estudadas foram o peso do ovo, altura do albúmen, altura e largura da gema. Nesse estudo, observou-se que independente dos tratamentos (ovos lavados, não lavados e pincelados com óleo mineral), os ovos conservados em geladeira foram superiores (P≤0,05) em qualidade para altura da gema e altura do albúmen, comparando com o ambiente. Para a largura da gema e o peso dos ovos, os efeitos foram variados. Assim, concluiu-se por meio deste ensaio que os ovos perdem suas propriedades qualitativas ao longo do tempo, caso não sejam conservados em condições de baixa temperatura, independente se forem pincelados com óleo, lavados com água corrente ou não.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ricardo Antonio Pilegi Sfaciotte, Maria José Baptista Barbosa, Sheila Rezler Wosiacki, Rejane Machado Cardozo,Raquel Reis Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.