Impactos do uso da somatotropina bovina recombinante (rbST) sobre a reprodução de ruminantes*
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n19.1787Palavras-chave:
Somatotropina Recombinante Bovina; Hormônio do crescimento; Reprodução; Ruminantes.Resumo
A somatotropina recombinante bovina (rbST) tem sido apontada como uma substância que pode auxiliar nas tecnologias da reprodução de ruminantes, entretanto, poucos estudos sobre sua utilização nesta área, tanto em pequenos como em grandes ruminantes, têm sido publicados, talvez devido à sua proibição em alguns países. Conhecida também como hormônio do crescimento, a somatotropina quando utilizada, faz com que o organismo desenvolva reações, na maioria das vezes favoráveis, no que se diz respeito em melhorar características reprodutivas, tais como taxa de concepção, maturação in vitro de oócitos, cultivo in vitro de embriões, entre outras, entretanto, para que seja possível uma melhor compreensão do uso da rbST sobre algumas ferramentas utilizadas na reprodução são necessários que mais estudos sejam realizados para completa compreensão de suas ações. O principal objetivo do presente trabalho é mostrar, através de uma revisão bibliográfica, os possíveis efeitos da rbST nas tecnologias da reprodução de ruminantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Tamiris Franke Dambit, Valéria Caobianco Sant’ana, Robson Oliveira dos Santos, Márcio Augusto Ferreira, Paulo César Varoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.