Distribuição intraparenquimal da artéria hepática em tatu-peba (Euphractus sexcinctus) e tatu-verdadeiro (Dasypus novencinctus)

Autores

  • Andrezza Braga Soares da Silva
  • Maria Michele Araújo de Sousa Cavalcante
  • Sérgio Paulo Lima Guerra
  • Fernando Augusto Tambelini Tizianel
  • Waldilleny Ribeiro de Araújo Moura
  • Marcia dos Santos Rizzo
  • Airton Mendes Conde Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1805

Palavras-chave:

tatu-peba, tatu-verdadeiro, fígado, artéria hepática

Resumo

O tatu é um mamífero xenárthrico, juntamente com tamanduás e preguiças arborícolas. Aspectos morfológicos dos órgãos desses animais são carentes de informações que sirvam de base para a clínica de animais silvestres. Para isto, o presente trabalho visa descrever a distribuição arterial do parênquima hepático de tatus-peba e tatus-verdadeiro, levando em consideração sua lobação hepática. Foram utilizados 10 animais vítimas da caça predatória e doados à UFPI com autorização do SISBIO. Os mesmos foram dissecados e procedeu-se com a injeção de Látex Neoprene corado em vermelho na aorta abdominal para visualização da ramificação arterial hepática. Por fim, os tatus foram fixados em solução de formaldeído tamponado a 10% e submetidos à dissecação para análise dos resultados. O fígado de ambas as espécies apresenta quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado com seus processos papilar e caudado, e presença de vesícula biliar. Partindo da artéria hepática nos tatus analisados, esta emite ramos que irão vascularizar o fígado, porções inicial e final do duodeno e pâncreas. Ao ingressar no hilo hepático, esta artéria apresenta-se distribuída em dois ramos principais: direito e esquerdo, onde cada um vai inferir a presença de segmentação arterial própria nos lobos hepáticos, caracterizando, portanto, a segmentação anátomo-cirúrgica arterial. Além disso, há estreita relação entre metabolismo e dieta alimentar com a morfologia hepática e a distribuição vascular para este órgão. 

Downloads

Publicado

20-07-2015

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Distribuição intraparenquimal da artéria hepática em tatu-peba (Euphractus sexcinctus) e tatu-verdadeiro (Dasypus novencinctus). (2015). Pubvet, 8(21). https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1805

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)