Distribuição intraparenquimal da artéria hepática em tatu-peba (Euphractus sexcinctus) e tatu-verdadeiro (Dasypus novencinctus)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n21.1805Palavras-chave:
tatu-peba, tatu-verdadeiro, fígado, artéria hepáticaResumo
O tatu é um mamífero xenárthrico, juntamente com tamanduás e preguiças arborícolas. Aspectos morfológicos dos órgãos desses animais são carentes de informações que sirvam de base para a clínica de animais silvestres. Para isto, o presente trabalho visa descrever a distribuição arterial do parênquima hepático de tatus-peba e tatus-verdadeiro, levando em consideração sua lobação hepática. Foram utilizados 10 animais vítimas da caça predatória e doados à UFPI com autorização do SISBIO. Os mesmos foram dissecados e procedeu-se com a injeção de Látex Neoprene corado em vermelho na aorta abdominal para visualização da ramificação arterial hepática. Por fim, os tatus foram fixados em solução de formaldeído tamponado a 10% e submetidos à dissecação para análise dos resultados. O fígado de ambas as espécies apresenta quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado com seus processos papilar e caudado, e presença de vesícula biliar. Partindo da artéria hepática nos tatus analisados, esta emite ramos que irão vascularizar o fígado, porções inicial e final do duodeno e pâncreas. Ao ingressar no hilo hepático, esta artéria apresenta-se distribuída em dois ramos principais: direito e esquerdo, onde cada um vai inferir a presença de segmentação arterial própria nos lobos hepáticos, caracterizando, portanto, a segmentação anátomo-cirúrgica arterial. Além disso, há estreita relação entre metabolismo e dieta alimentar com a morfologia hepática e a distribuição vascular para este órgão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Andrezza Braga Soares da Silva, Maria Michele Araújo de Sousa Cavalcante, Sérgio Paulo Lima Guerra, Fernando Augusto Tambelini Tizianel, Waldilleny Ribeiro de Araújo Moura, Marcia dos Santos Rizzo, Airton Mendes Conde Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.