Paralisia de membros pélvicos em reprodutor caprino causada por Linfadenite Caseosa no Estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n22.1812Palavras-chave:
bode, Corynebacterium pseudotuberculosis e radiografiaResumo
Um bode da raça Anglo Lubiana de quatro anos, utilizado como reprodutor em consórcio por quatro criadores, apresentou súbita paralisia dos membros posteriores e conseqüente decúbito esternal durante estação de monta. Ao exame clínico o caprino apresentou sensibilidade na região das últimas vértebras torácicas (T11 a T13) sendo que caudal ao mesmo o animal era insensível e não possuía tônus muscular e cranial ao ponto apresentava sensibilidade e atividades motoras normais. No exame radiológico detectou-se aumento do espaço intervertebral entre T11, T12 e T13 e deslocamento caudal da T13 com conseqüente redução do espaço entre T13 e C1. O caprino não respondeu ao tratamento clínico conservativo e foi eutanasido. A necropsia foi observada fratura bilateral dos processos transversos na região dorsal das últimas vértebras torácicas e extravasamento de material caseoso. Ventral a região, no interior da cavidade torácica, foi observado aumento de volume delimitado por cápsula de dimensões de 7,0 x 4,5cm, disposta medial e a direita das vértebras.O isolamento do material identificou-se Corynebacterium pseudotuberculosis como agente etiológico. O uso consorciado de reprodutores os expõe a diferentes tipos de manejo sanitários, aumentando os risco de infecção e disseminação de enfermidades entre os rebanhos principalmente a Linfadente Caseosa devido sua fácil e rápida disseminação causando grandes prejuízos econômicos e genéticos, principalmente quando há formação de abscessos em vísceras levando ao óbito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Huber Rizzo, Jeferson Silva Carvalho, Gabriel José Moura Fraga, Mario José Silva Lauria, Pablo Hoentsch Languidey,
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.