Características morfogênicas da Brachiaria brizantha cv. Marandu submetida a doses de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n6.262-270Palavras-chave:
Número de folhas vivas, taxa de aparecimento foliar, taxa de alongamento foliar.Resumo
Foram avaliadas as características morfogênicas e estruturais da Brachiaria brizantha cv. Marandu, submetida a cinco doses de nitrogênio e manejada com intervalo de corte de 35 dias. O trabalho foi conduzido no período de maio a junho e de outubro a novembro de 2011, no Campo Experimental da Embrapa Meio-Norte UEP - Parnaíba, localizada no município de Parnaíba, Piauí. O delineamento experimental foi em blocos casualizados e os tratamentos constituídos por cinco níveis de nitrogênio (0, 250, 500, 750, e 1.000 kg ha-1.ano-1) com quatro repetições. As avaliações morfogênicas englobaram as taxas de aparecimento, alongamento e senescência foliar. As características estruturais consistiram do número de folhas vivas expandidas e número de folhas totais. O nitrogênio, na forma de ureia, foi aplicado em cobertura, imediatamente após os três cortes, fracionando a dose total anual pelo número de cortes. A adubação nitrogenada na Brachiaria brizantha cv. Marandu exerceu efeito positivo nas taxas de alongamento e aparecimento foliar, no número de folhas vivas e totais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Edineudo Mourão da Silva, Alex Carvalho Andrade, João Avelar Magalhães, Braz Henrique Nunes Rodrigues, Antônio Bruno Bitencourt Oliveira, Francisco José de Seixas Santos, Newton de Lucena Costa, Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.