Ácidos graxos poliinsaturados e ácido linoléico conjugado na carne suína. Benefícios para a saúde humana: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n7.337-347Palavras-chave:
PUFAs, ácidos graxos poliinsaturados, CLA, EPA, DHA, LDLResumo
A incorporação de ácidos graxos poliisaturados PUFAs e acido linoléico conjugado CLA, em dietas para suínos é uma pratica nova desenvolvida a partir de pesquisas onde observaram os benefícios que estas substancias fornecem para a saúde humana, com o intuito demelhorar a razão de poliinsaturados:saturados, os nutricionistas têm focado no tipo de PUFA e o equilíbrio na dieta entre n-3 PUFA formado do ácido linolênico (18:3) e n-6 PUFA formado do ácido de linoléico (18:2). A relação de PUFA n-6:n-3 também é um fator de risco em cânceres e doenças coronárias, especialmente a formação de coágulos de sangue que conduzem a um ataque do coração. Outra molécula na qual se tem prestado muita atenção nos últimos anos é o ácido linoléico conjugado (CLA) este, é um nome coletivo que se refere uma mistura de isômeros conjugados do ácido linoléico (cis/trans). O interesse de alimentar suínos com CLA tem aumentado na última década como resultado de seu potencial para aumentar taxa de ganho, melhora conversão alimentar, redução da gordura corporal, aumento na taxa de crescimento de proteína e mais importante ainda os benefícios que o CLA pode trazer para a saúde humana, com comprovados efeitos incluindo a inibição química da carcinogênese em modelos animais, estímulo ao sistema imune, diminuição de efeitos catabólicos, diminuição da aterosclerose e maior crescimento do tecido magro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Lina Maria Peñuela-Sierra, Roman David Castañeda-Serrano, R.A. Sanmiguel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.