Alterações hematológicas em cadelas acometidas por tumores mamários
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n7.291-297Palavras-chave:
Oncologia veterinária; hemograma, cãoResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar alterações no padrão do hemograma e dos metabólitos bioquímicos alanina aminotransferase (ALT) e creatinina no sangue de cães acometidos por carcinomas mamários simples, com e sem metástases. O estudo permite concluir que cães acometidos por carcinomas mamários simples apresentam alterações hematológicas mais discretas que as encontradas em humanos. Cães acometidos por carcinomas simples apresentam menor número de eritrócitos e maior número de neutrófilos que os cães do grupo controle. A presença de linfopenia sugere relação com a malignidade dos tumores, já que os linfócitos estão diminuídos nos tumores mais agressivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Eduardo Garrido, Thaís Larissa Lourenço Castanheira, Rosemeri de Oliveira Vasconcelos, Rosângela Zacarias Machado, Antonio Carlos Alessi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.