Análises microbiológicas e fisico-químicas de bebida láctea pasteurizada, Sem adição, comercializada no Distrito Federal.
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n8.394-399Palavras-chave:
Aeróbios mesófilos, coliformes, derivados do leiteResumo
A bebida láctea pasteurizada é uma forma rentável de aproveitamento do soro proveniente da fabricação de queijos. Neste estudo, 20 amostras de bebida láctea pasteurizada, sem adição, foram analisadas com o objetivo de avaliar a qualidade do produto comercializado no Distrito Federal. Como não existem padrões estabelecidos pela ANVISA para esse derivado, os resultados obtidos foram avaliados a partir dos critérios existentes para o leite pasteurizado e com os estabelecidos na legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade, da Instrução Normativa 16/2005). As análises microbiológicas demonstraram que: 30% das amostras estavam com contagens de aeróbios mesófilos superiores à permitida; 35% com contagens de coliformes totais acima do estabelecido e 5% em desacordo quanto às contagens de coliformes termo-tolerantes; ainda, 35% das amostras apresentaram desenvolvimento de bolores e leveduras. Nas análises físico-químicas, 25% das amostras estavam em desacordo quanto aos teores de gordura e todas se apresentaram de acordo com os padrões para teor de lactose. Na pesquisa das enzimas todas as amostras foram positivas para peroxidase e negativas para fosfatase alcalina, indicando que a expressiva quantidade de amostras com contaminações excessivas (60%) pode ser atribuída a recontaminações pós-processamento. Outras análises realizadas foram: sólidos não gordurosos (média de 8,46%); densidade (média de 1,031g/mL); pH (média de 6,92); acidez Dornic (média de 16,5oD) e lactose (média de 4,98%). A partir dessa pesquisa, observa-se que há necessidade da inclusão de critérios para classificação desse derivado nas normas da ANVISA e maior rigor no processamento e beneficiamento industrial, visando a oferta de um alimento inócuo para os consumidores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Priscila Moura Ferreira, Emanuel Pereira Couto, Jaqueline Ribeiro, Márcia de Aguiar Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.