Efeito de índices técnicos na rentabilidade de propriedades leiteiras participantes do programa “Balde Cheio”
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n6.494-499Palavras-chave:
Bovinocultura de leite, bovinos, gerenciamento, índices zootécnicos e gerenciais, programa Balde Cheio.Resumo
Objetivou-se analisar o efeito de alguns índices técnicos e gerenciais na rentabilidade de 20 unidades demonstrativas (UD) participantes do programa “Balde Cheio”, no estado do Rio de Janeiro, no período de janeiro a dezembro de 2011. Realizou-se a análise de rentabilidade considerando a margem bruta, a margem líquida, o resultado (lucro ou prejuízo), a rentabilidade e a lucratividade como indicadores de eficiência econômica. Para descrever os indicadores de rentabilidade, bem como os índices técnicos e gerenciais, foi utilizada a estatística descritiva por meio da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo, calculadas utilizando-se o software estatístico SPSS 18.0. Os índices técnicos e gerenciais influenciaram na lucratividade e na rentabilidade nas propriedades estudadas. Os índices zootécnicos, porcentagem de vaca em lactação, vacas no rebanho e vacas em lactação no rebanho, produtividade animal/ha/ano e quantidade de vacas em lactação/ha foram considerados bons; porém, perceberam-se que embora as margens bruta e líquida sejam positivas, os produtores a longo prazo estão se descapitalizando, pois o resultado foi negativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Flávio de Moraes, Marcos Aurélio Lopes, Fábio Raphael Pascoti Bruhn, Afonso Aurélio de Carvalho Peres, André Luis Ribeiro Lima, Eduardo Mitke Brandão Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.