Importância da barreira epidérmica na dermatite atópica canina: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n7.560-567Palavras-chave:
Cães, barreira epidérmica, estrato córneo, dermatite atópicaResumo
A dermatite atópica canina (D-AC) é uma doença alérgica, crônica e inflamatória da pele que afeita o 10-15% dos cães. A patogênese da doença tinha girado em torno a processos de hipersensibilidade mediada pela IgE, mas, nos últimos tempos, pesquisadores têm dirigido seus esforços à demonstração da importância da barreira epidérmica no desenvolvimento da DAC, baseando-se em sua maioria em estudos prévios da Dermatite Atópica Humana. Pesquisas relacionadas com a perda transepidérmica de água, os níveis de hidratação da pele e as anormalidades nos lipídeos do estrato córneo e nas proteínas superficiais da epiderme, principalmente na filagrina, têm sido fundamentais para avançar na compreensão da patogenia da DAC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Wendie Roldán Villalobos & Laureano Rodríguez Beltrán
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.