Prototipagem rápida na medicina veterinária: Revisão

Autores

  • Túlio Arruda Silva CEUB
  • Bruno Alvarenga dos Santos . Professor mestre do Centro Universitário de Brasília - CEUB, Faculdade de Ciências e Saúde. Brasília - DF Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1013.1-6

Palavras-chave:

Implantes, impressão 3D, placa customizada

Resumo

A prototipagem rápida é realizada em impressoras em três dimensões (3D), que utilizam vários materiais, como nylon, metal ou células de tecidos, viabilizando a produção de objetos de diversas formas e tamanhos. Para isto, ela trabalha a partir de uma imagem virtual do objeto desejado. Esta tecnologia traz diversas possibilidades na medicina veterinária, como a fabricação de modelos anatômicos fidedignos, placas, próteses e guias de broca customizados para o paciente, contribuindo para a capacitação de estudantes de graduação e residentes, além de aumentar a confiança do cirurgião, por possibilitar o planejamento e treinos prévios aos procedimentos, aumentando sua precisão cirúrgica e reduzindo o tempo do procedimento e o número de lesões iatrogênicas causadas em estruturas adjacentes à área de interesse. Além disso, os protótipos podem contribuir para a reabilitação de pacientes traumatizados ou mutilados, como aves, quelônios e outros animais silvestres. Mas seu custo relativamente alto, e a falta de profissionais capacitados para sua elaboração ainda limitam seu uso, porém a redução no tempo que propicia na execução de tratamentos pode compensar seu investimento.

Downloads

Publicado

31-01-2022

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Arruda Silva T, . BA dos S. Prototipagem rápida na medicina veterinária: Revisão. Pubvet [Internet]. 31º de janeiro de 2022 [citado 23º de dezembro de 2024];16(01). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/145