Alimentos alternativos para aves e suínos em sistemas de produção com base agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n8.628-635Palavras-chave:
alimentação, alimentos orgânicos, monogástricosResumo
A produção animal em agrossistemas sustentáveis tem crescido nos últimos anos, principalmente pelas questões ecológicas, que envolvem a redução dos danos ambientais e a maior demanda do consumidor final por produtos livres de possíveis resíduos químicos. Nas questões que envolvem a segurança alimentar, a produção animal orgânica e agroecológica dos monogástricos encontram maiores dificuldades do que a dos ruminantes principalmente nas questões relacionadas com a alimentação diferenciada destes animais, pois os ruminantes tem grande parte de suas exigências nutricionais supridas pelas pastagens, enquanto que os monogástricos tem como principais ingredientes de suas rações o milho e a soja. Na maioria das vezes, para a produção de soja ou de milho são utilizadas sementes transgênicas e também uma grande carga de agroquímicos é aplicada. Além disso, as fontes energéticas e/ou proteicas produzidas de forma orgânica são insuficientes para a produção animal de forma não convencional. Para isso se buscam fontes alternativas de alimentos, que possam ser utilizada principalmente para suínos e aves, e que sejam produzidos de forma não convencional e sem comprometimento no desenvolvimento destes animais e que sejam viáveis economicamente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo revisar os principais produtos alternativos utilizados para aves e suínos em sistemas não convencionais de produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rosa Maira Tonet, Alessandra Aparecida Silva, Lucimar Peres Pontara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.