Demodicose na espécie Mesocricetus auratus: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n8.587-590Palavras-chave:
demodex, pele, roedor, sarnaResumo
Atualmente, a escolha de espécies exóticas como animais de estimação tem se tornado comum nos lares por serem dóceis, carinhosos, demandar poucos cuidados e ter baixo custo com a manutenção. Porém, problemas como alopecia, presença de prurido e lesões cutâneas são frequentes e geralmente inespecíficas, necessitando investigação atenta. Estes sinais podem estar relacionados a problemas diretos da pele, ou ser reflexo de alterações sistêmicas ou desequilíbrio nutricional. O artigo descreve um caso de um hamster da espécie Mecricetus auratus, atendido em uma clínica particular da cidade de Teresina, Piauí, apresentando crostas e prurido intenso na região dorso-lombar e prurido moderado no ouvido e andar em círculos. No raspado cutâneo e swab estéril do ouvido foram observados formas adultas de Demodex aurati e Malassezia sp. O objetivo desse trabalho é oferecer conhecimento a respeito da doença e de animais exóticos são tidos como animais de estimação. Fica evidente a importância de se conhecer a fisiologia e comportamentos de roedores domésticos para melhor avaliar as alterações patológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Diana Sousa Alcântara, Monique Graziele Oliveira Santos, Vicente de Paula Fernandes Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.