Avaliação do perfil metabólico e proteína C reativa em cães obesos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n9.680-684Palavras-chave:
cães, colesterol, obesidade, triglicerídeosResumo
A domesticação dos animais, fez com que a mudanças no hábito e manejo alimentar desenvolvessem diferentes respostas metabólicas. A obesidade é uma doença nutricional multifatorial, que aumenta o risco de várias complicações na saúde do animal. Em humanos, a proteína C reativa vem sendo estudada para complementar o diagnóstico de obesidade, já que a prevalência desta doença é crescente. Este trabalho teve como objetivo verificar possíveis alterações nos exames laboratoriais de hemograma, perfil bioquímico metabólico e avaliar o comportamento da proteína C reativa em cães obesos. Foram comparados doze cães obesos, classificados com escore de condição corporal (ECC) 9,0 e doze cães, grupo controle, com ECC 5, de uma escala que varia de 1 a 9, ambos grupos eram aparentemente saudáveis, de ambos os sexo e de raças variadas. Através dos estudos, pode-se observar que não houve alterações no hemograma e nos níveis da proteína C reativa de todos os animais. Quando comparados às dosagens séricas bioquímicas de ambos os grupos, não verificou-se alterações, com exceção dos níveis séricos de colesterol total e triglicerídeos, que comportaram-se diferentemente entre os dois grupos de acordo com as análises estatísticas. Apenas a dosagem dos triglicerídeo do grupo obeso, apresentou-se elevado nos níveis séricos. Através dos dados epidemiológicos, houve diferença estatística significativa (p=0,01) entre o ECC e a castração dos animais, esses fatores sugerem uma predisposição à obesidade. Pode-se concluir que a proteína C reativa em cães tem comportamento diferente do encontrado nos humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marcelle Mareze, Letícia Misturini Dalla Costa, Priscila Michelin Groff, Joselaine Bortolanza Padilha, Fernanda Pinto Ferreira, Juliana Mareze, Margarete Kimie Falbo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.