Autoavaliação de médicos veterinários sobre sua competência clínica ao ingressarem em programas de residência

Autores

  • Gabriela Marin van der Broocke Campos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n10.741-748

Palavras-chave:

animais, graduação, habilidades, procedimentos, questionário

Resumo

O aumento do número de cursos de Medicina Veterinária em instituições de ensino superior no Brasil foi significativo na última década. Para o controle desta expansão é importante que se realizem avaliações de qualidade do ensino. O objetivo deste estudo foi avaliar a competência clínica de médicos veterinários, ao ingressarem em Programas de Residência no Brasil. Para tanto, um questionário de autoavaliação foi aplicado a residentes dos Programas de Residência em Medicina Veterinária de todas as regiões do país, sendo instruídos a responder de acordo com os conhecimentos adquiridos no período prévio à residência. Foram 90 questões divididas em habilidades clínicas referentes à procedimentos em geral e práticas em pequenos e em grandes animais. Cada habilidade deveria ser classificada em não adquirida, parcialmente adquirida ou plenamente adquirida. A porcentagem média de habilidades plenamente adquiridas foi de 57,4% para procedimentos em geral, 33,2% para habilidades clínicas em pequenos animais e 11,7% para habilidades clínicas em grandes animais. A deficiência observada no aprendizado de forma geral pode decorrer da falta de treinamento clínico para os estudantes. Os resultados obtidos podem servir de guia tanto na graduação quanto nos programas de residência, visando a detecção das maiores deficiências e instituição de medidas corretivas.

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Publicado

28-09-2016

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Autoavaliação de médicos veterinários sobre sua competência clínica ao ingressarem em programas de residência. (2016). Pubvet, 10(10). https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n10.741-748