Fratura em linha de crescimento de cães e gatos: Revisão
DOI:
https://doi.org/1022256/pubvet.v10n11.826-834Palavras-chave:
linha de crescimento, osso, fratura, cirurgiaResumo
A linha de crescimento é um tecido cartilaginoso localizado nas duas extremidades de ossos longos; são responsáveis pelo alongamento ósseo, aquisição de estrutura esponjosa ou trabecular e acúmulo de massa óssea trabecular durante o desenvolvimento. A linha decrescimento é considerada menos resistente do que as estruturas que o circundam, como ossos e ligamentos, tornando a região mais suscetível a lesões. Na última década, a demanda pelo atendimento na clínica de pequenos animais se multiplicou. Proporcionalmente ao aumento de consultas gerais, é registrado o aumento de atendimento de animais com fraturas ortopédicas, das quais se sobressaem as fraturas em linha de crescimento em filhotes. Um diagnóstico rápido e tratamento apropriado são fundamentais. Compreender a anatomia e histologia do disco de crescimento é importante para determinar o efeito de lesões específicas sobre o potencial de crescimento da fise. Este trabalho se propõe a fazer uma revisão de literatura sobre esta doença para as espécies canina e felina, abordando os aspectos da origem e histologia do osso, descrevendo e classificando as fraturas em linhas de crescimento, prevalência, diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jéssica Caetano da Fré, Sandra Márcia Tietz Marques, Marcelo Meller Alievi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.