Carcinoma de células de transição de bexiga em cão: Relato de caso

Autores

  • Sara Telles Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN - Unidade ABC
  • Rodrigo Casemiro Pinto Monteiro Orientador Professor de Patologia Cirúrgica e Técnica Cirúrgica da Universidade Anhanguera de São Paulo -UniAn-ABC, Brasil.
  • Fábio Miguéis Corrêa Universidade Anhanguera de São Paulo – UniAn-ABC, Brasil.
  • Paula Zagato Urbani Calvo Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Ana Paula Lopes de Moraes Oliveira Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.82-86

Palavras-chave:

Bexiga, cães, carcinoma

Resumo

O carcinoma de células de transição (CCT) é a neoplasia de bexiga mais comum no cão, sendo mais frequente em cães idosos e no gênero feminino, compreendendo cerca de 75-90% dos tumores epiteliais de bexiga. O local mais comumente observado é no trígono vesical, e por isso o tratamento cirúrgico é paliativo. A sua etiologia pode ser considerada multifatorial e os sinais clínicos são hematúria, polaquiúria e disúria, os quais são típicos de infecção urinária, sendo assim, podendo ser confundidos. O diagnóstico só pode ser considerado definitivo após o resultado da análise histopatológica, entretanto através de exames de ultrassonografia, por exemplo, as neoplasias são uma suspeita. O prognóstico é ruim, onde essa neoplasia é considerada com um baixo potencial de cura e alto índice de mortalidade, e assim despertando interesse demasiado em encontrar possíveis tipos de prevenção, diagnóstico precoce e novos tratamentos. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de um cão com CCT, expondo a forma de diagnóstico definitivo, que foi por exame histopatológico após cistectomia parcial de bexiga, e o tratamento do mesmo através de sessões de quimioterapia com carboplatina associado ao uso contínuo de piroxicam. Infelizmente após duas sessões o proprietário do animal se ausentou, impossibilitando uma continuidade no tratamento.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Telles S, Monteiro RCP, Corrêa FM, Calvo PZU, Oliveira APL de M. Carcinoma de células de transição de bexiga em cão: Relato de caso. Pubvet [Internet]. 6º de fevereiro de 2017 [citado 9º de janeiro de 2025];11(01). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/1391