Aspectos higiênico-sanitários da merenda escolar nas cidades de Bom Jesus e Colônia do Gurgueia-PI

Autores

  • JOHNNY MENDES ARAUJO
  • Silvia Rayner Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Piauí, Campus professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus
  • Janaina de Fatima Saraiva Cardoso Professora do departamento de medicina veterinária/UFPI, Bom Jesus, Brasil
  • Johnny Iglesias Mendes Araujo Universidade Federal do Piauí, Campus professora Cinobelina Elvas, Departamento de Zootecnia, Bom Jesus, Brasil
  • Ana Lucia Alves da Silva 4Especialista em Docência e Supervisão Escolar (IESM), Brasil
  • Joniel Mendes de Araujo Mestrando em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Goiás, Campus Samambaia, Departamento de Biologia, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Ranes Batista da Rocha Liceciatura em Ciências Biológicas/UFPI– Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, Bom Jesus, Piauí, Brasil.
  • Gilvan Rodrigues dos Santos Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade/FACNORTE.

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.30-34

Palavras-chave:

condições higiênico-sanitárias, merenda escolar, segurança alimentar

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar através da aplicação de um questionário contendo 12 perguntas de ordem sanitária relacionadas as condições higiênico-sanitárias utilizadas no preparo dos alimentos oferecidos nas escolas municipais e estaduais dos municípios de Bom Jesus-PI e Colônia do Gurgueia-PI. Diante dos resultados, identificou-se os pontos críticos de controle ao qual deve-se da ênfase, para que se possa garantir uma merenda escolar de qualidade a milhares de estudantes que passam grande parte da sua vida nas escolas, além de ter a merenda escolar como a principal refeição diária. Dentre as técnicas consideradas incorretas encontram-se também a higienização das mãos dos manipuladores e o uso de detergente ou álcool, além da presença de adornos (brincos, anéis). Concluiu-se que à necessidade da implementação de um esquema de monitoramento sistemático das condições higiênico-sanitárias nas instituições de ensino, além da aplicação de cursos de capacitação dos profissionais que fazem a manipulação dos alimentos a fim de garantir a inocuidade dos alimentos que são fornecidos aos alunos.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Ciência e tecnologia de alimentos

Como Citar

1.
MENDES ARAUJO J, Rodrigues de Almeida SR, de Fatima Saraiva Cardoso J, Iglesias Mendes Araujo J, Alves da Silva AL, Mendes de Araujo J, et al. Aspectos higiênico-sanitários da merenda escolar nas cidades de Bom Jesus e Colônia do Gurgueia-PI. Pubvet [Internet]. 6º de fevereiro de 2017 [citado 9º de janeiro de 2025];11(01). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/1382