Relação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - escola: aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino

Autores

  • Joniel de Araujo Universidade Federal do Goiás
  • Johnny Iglesias Mendes Araujo Universidade Federal do Piauí
  • Ana Lucia Alves da Silva Instituto de Ensino Superior Múltiplo
  • Ranes Batista da Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Gilvan Rodrigues dos Santos Faculdade Norte
  • Ryanne Fernandes de Oliveira Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Geovania Figueiredo da Silva Instituto Nacional de Pós-Graduação e Ensino Superior
  • Luciana Barboza Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Klendson Medeiros da Silva Escola Superior Aberta Do Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.199-205

Palavras-chave:

Bolsa PIBID, IDEB; qualidade de ensino

Resumo

A elaboração deste trabalho teve a proposta de analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da educação na Unidade Escolar Joaquim Parente na cidade de Bom Jesus - Piauí. A metodologia utilizada foi a observação participante no ambiente escolar junto à análise documental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e do quadro de notas da escola. As contribuições que o PIBID proporcionou para a escola tem se efetivado por meio de seus três eixos: monitoria, aulas práticas e atividades complementares, que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, aumentando assim seu desempenho escolar e refletindo um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola.

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Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Recursos pedagógicos

Como Citar

Relação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - escola: aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino. (2017). Pubvet, 11(02). https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.199-205

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