Relação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - escola: aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino

Autores

  • Joniel de Araujo Universidade Federal do Goiás
  • Johnny Iglesias Mendes Araujo Universidade Federal do Piauí
  • Ana Lucia Alves da Silva Instituto de Ensino Superior Múltiplo
  • Ranes Batista da Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Gilvan Rodrigues dos Santos Faculdade Norte
  • Ryanne Fernandes de Oliveira Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Geovania Figueiredo da Silva Instituto Nacional de Pós-Graduação e Ensino Superior
  • Luciana Barboza Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Klendson Medeiros da Silva Escola Superior Aberta Do Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.199-205

Palavras-chave:

Bolsa PIBID, IDEB; qualidade de ensino

Resumo

A elaboração deste trabalho teve a proposta de analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da educação na Unidade Escolar Joaquim Parente na cidade de Bom Jesus - Piauí. A metodologia utilizada foi a observação participante no ambiente escolar junto à análise documental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e do quadro de notas da escola. As contribuições que o PIBID proporcionou para a escola tem se efetivado por meio de seus três eixos: monitoria, aulas práticas e atividades complementares, que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, aumentando assim seu desempenho escolar e refletindo um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Recursos pedagógicos

Como Citar

1.
de Araujo J, Araujo JIM, Silva ALA da, Rocha RB da, Santos GR dos, Oliveira RF de, et al. Relação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - escola: aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino. Pubvet [Internet]. 6º de fevereiro de 2017 [citado 23º de dezembro de 2024];11(02). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/1378

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)