O estudo de entomologia como ferramenta pedagógica no 7º ano (6ªsérie) do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.191-198Palavras-chave:
livro didático, educação, Ciências e BiologiaResumo
A elaboração deste trabalho teve o objetivo de analisar a importância do livro didático para a vida do aluno e a abordagem do tema: Entomologia nas séries de 7º ano (6ª Série) do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio adotados pela Unidade Escolar Joaquim Parente do município de Bom Jesus – Piauí. Para realizar este trabalho foi feita análises crítica nos livros de Ciências e Biologia em relação ao tema de Entomologia. Os seguintes tópicos foram considerados quanto à análise: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares como quantidade de páginas e organização dos conteúdos. Verificou-se que ambos os livros apresentam bons recursos visuais. Já em relação à organização dos conteúdos, o 7º ano (6ª Série), apresenta uma organização mais clara e objetiva, pois o estudo dos insetos é separado dos outros tipos de artrópodes, o que não é feito no livro do 2º ano. Os conteúdos do 2º ano abordam de forma geral todos os artrópodes como: características gerais, diversidade, anatomia, fisiologia e reprodução dos artrópodes. Todos são feitos simultaneamente de forma comparativa. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
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Copyright (c) 2017 Joniel Mendes de Araújo, Johnny Iglesias Mendes Araujo, Ana Lucia Alves da Silva, Ranes Batista da Rocha, Gilvan Rodrigues dos Santos, Ryanne Fernandes de Oliveira, Geovania Figueiredo da Silva, Klendson Medeiros da Silva, Luciana Barboza Silva
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