Enriquecimento com ácidos graxos da série ômega 3 em carne de aves e ovos
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.113-123Palavras-chave:
dieta, eicosapentaeonoico, ocosaexaenoico, saúdeResumo
Apesar das facilidades proporcionadas pela modernidade, a dieta alimentar adotada pode resultar em prejuízos relacionados à saúde. No grupo das doenças causadas pelos hábitos modernos, estão os distúrbios relacionados aos níveis de colesterol e triacilgliceróis sanguíneos, onde os ácidos graxos da série ômega 3 exercem um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares, processo inflamatório e desenvolvimento do sistema nervoso. Assim, a qualidade da alimentação e utilização correta dos alimentos passou a ser o foco de programas de saúde a nível mundial, fazendo com que os alimentos funcionais ganhassem destaque devido a sua capacidade de promover benefícios à saúde quando utilizadas adequadamente. Neste segmento, o setor avícola não ficou de fora. Os ovos e a carne de frango, que já eram rotineiramente indicados em dietas saudáveis, podem auxiliar ainda mais na promoção da saúde quando enriquecidos com ácidos graxos da série ômega 3 (eicosapentaeonoico-EPA e ocosaexaenoico-DHA) através da manipulação dos níveis nutricionais dos animais. Com isso, objetivou-se discutir o enriquecimento de ácidos graxos da série ômega 3 na carne e ovos de aves.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Filipe Antonio Dalla Costa, Fernando de Castro Tavernari, Osmar Antonio Dalla Costa, Fabrício Faleiros de Castro, Aline Remus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.