Estrongiloidíase em cães: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1020.1-6Palavras-chave:
Estrongiloidíase, zoonose, saúde únicaResumo
O relacionamento contemporâneo entre os seres humanos e os animais no ambiente que os circundam aumenta a chance de ocorrência e transmissão de zoonoses. A estrongiloidíase é uma doença zoonótica de abrangência mundial que pode acometer seres humanos e animais, principalmente cães, e tem como agente etiológico o Strongyloides sp. O presente trabalho traz um relato de caso de cão jovem adquirido de um canil comercial, tendo sido entregue aos novos tutores sem o devido controle parasitário, apresentando sinais de apatia, hiporexia, vômitos e fezes com muco. Dos exames realizados, identificou-se infecção parasitária por S. stercoralis, prontamente tratada com antiparasitários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Angela Ramos Silvestrini, Arnaldo Rocha, Giovanna Ramos Silvestrini, Isabella Ramos Silvestrini, Ana Paola Cottini Gruenewald
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.