Características andrológicas de caprinos Anglonubiano submetidos ao semiárido
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.532-537Palavras-chave:
bodes, reprodução, sêmen, espermatozoide,bodes,reprodução,sêmen,espermatozoideResumo
Na região Nordeste, o efeito climatológico bem característico da seca afeta a temperatura e a disponibilidade de alimentos, podendo influenciar a atividade sexual do macho caprino. Apesar de serem considerados animais adaptados ao clima semiárido, os caprinos também podem sofrer estresse térmico. As características seminais e a biometria testicular (BT) apresentam grande variação entre raças e até mesmo entre indivíduos da mesma raça, afetando o desempenho desses animais. Contudo, apesar do expressivo número de caprinos criados no Nordeste brasileiro, ainda há uma escassez de dados sobre o potencial reprodutivo desses animais. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar os parâmetros andrológicos de bodes Anglonubiano, submetidos às condições semiáridas. O estudo foi realizado no período de janeiro a abril de 2016, em propriedades localizadas no município de Crateús, estado do Ceará, inserido na região semiárida nordestina. Foram utilizados seis machos caprinos Anglonubiano, com idade entre 12 e 36 meses, os quais foram alimentados com pastagem nativa, além de água e sal mineral, ad libitum. Semanalmente, foram avaliados os parâmetros: BT, libido, volume e parâmetros seminais. Essas variáveis foram submetidas à análise de variância pelo Teste de Mann Whitney Wilcoxon, utilizando o programa Assistat 7.7. Os dados foram expressos como média ± desvio padrão. As médias para BT, libido e volume seminal foram 24,9 ± 2,2 cm, 17,9 ±7,6 s e 1,5 ± 0,6 mL, respectivamente. A cor do sêmen foi amarela em 96,9% e o aspecto foi leitoso em 71,9% das coletas. Os valores médios obtidos para motilidade massal, percentual de espermatozoides móveis, vigor e concentração espermática foram 3,8 ± 0,8, 72,8 ± 23,2%, 3,4 ± 1,0 e 2,2 ± 1,0 bilhões/mL, respectivamente. Tais parâmetros apresentaram-se normais para a espécie caprina. Conclui-se que os parâmetros andrológicos dos animais avaliados apresentaram valores aceitáveis para a utilização destes como reprodutores. O clima semiárido não afetou a eficiência reprodutiva dos bodes utilizados, demonstrando a adaptabilidade dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ingrid Rodrigues Sousa, Valdenio Mendes Mascena, Jefté Ferreira da Silva, Francisco Carlos de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.