Propostas pedagógicas substitutivas ao uso de animais no ensino superior: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.443-451Palavras-chave:
bioética, didática no ensino superior, experimentação animal,Didática no ensino superior, Bioética, Experimentação animalResumo
Animais são utilizados em atividades de ensino e pesquisa há vários séculos, principalmente em estudos relacionados à anatomia, fisiologia e recentemente à farmacologia; são, também, utilizados em aulas práticas e em atividades didáticas de diversos cursos de graduação. Entretanto, com a crescente discussão sobre os direitos dos animais não-humanos, e cientes da responsabilidade do homem na conservação do planeta e na manutenção da biodiversidade, se faz necessário desenvolver recursos alternativos ao uso de animais no ensino e na pesquisa no nível superior. Este estudo teve como objetivo investigar o uso de métodos substitutivos à experimentação animal, através de consultas a periódicos nacionais e internacionais relacionados à bioética, experimentação animal, vivissecção e recursos alternativos. Foram encontrados métodos substitutos à experimentação animal, que podem ser aplicados em cursos superiores no Brasil, sobretudo em estudos e pesquisas biomédicas, farmacêuticas e toxicológicas. O uso de animais em atividades práticas, onde estes são sacrificados apenas para observação de estruturas anatômicas ou visualização de processos fisiológicos já conhecidos e estabelecidos, pode ser substituído por gravações e/ou modelos anatômicos. O uso de recursos alternativos é um processo tecnológico, porém lento, que deve ser desenvolvido, implantado e incentivado pelo professor universitário, afirmando sua responsabilidade social e científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Caio Henrique de Oliveira Carniatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.