Propostas pedagógicas substitutivas ao uso de animais no ensino superior: uma revisão

Autores

  • Caio Henrique Carniatto Universidade de São Paulo
  • Caio Henrique de Oliveira Carniatto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.443-451

Palavras-chave:

bioética, didática no ensino superior, experimentação animal,Didática no ensino superior, Bioética, Experimentação animal

Resumo

Animais são utilizados em atividades de ensino e pesquisa há vários séculos, principalmente em estudos relacionados à anatomia, fisiologia e recentemente à farmacologia; são, também, utilizados em aulas práticas e em atividades didáticas de diversos cursos de graduação. Entretanto, com a crescente discussão sobre os direitos dos animais não-humanos, e cientes da responsabilidade do homem na conservação do planeta e na manutenção da biodiversidade, se faz necessário desenvolver recursos alternativos ao uso de animais no ensino e na pesquisa no nível superior. Este estudo teve como objetivo investigar o uso de métodos substitutivos à experimentação animal, através de consultas a periódicos nacionais e internacionais relacionados à bioética, experimentação animal, vivissecção e recursos alternativos. Foram encontrados métodos substitutos à experimentação animal, que podem ser aplicados em cursos superiores no Brasil, sobretudo em estudos e pesquisas biomédicas, farmacêuticas e toxicológicas. O uso de animais em atividades práticas, onde estes são sacrificados apenas para observação de estruturas anatômicas ou visualização de processos fisiológicos já conhecidos e estabelecidos, pode ser substituído por gravações e/ou modelos anatômicos. O uso de recursos alternativos é um processo tecnológico, porém lento, que deve ser desenvolvido, implantado e incentivado pelo professor universitário, afirmando sua responsabilidade social e científica.

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Publicado

06-05-2017

Edição

Seção

Bem-estar e comportamento animal

Como Citar

Propostas pedagógicas substitutivas ao uso de animais no ensino superior: uma revisão. (2017). Pubvet, 11(05). https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N5.443-451

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