Diagnóstico e tratamento de adenocarcinoma de glândulas hepatoides em um cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1006.1-5Palavras-chave:
Canino, circum-anal, neoplasia, perianalResumo
O adenocarcinoma de glândulas hepatoides é um tumor maligno proveniente de glândulas sebáceas que mais comumente acomete cães machos, idosos e intactos. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um adenocarcinoma de glândulas hepatoides em um canino da raça Cocker Spaniel de quatorze anos. O paciente apresentava três nódulos ulcerados e infeccionados na região perianal, sendo o maior de 2,2cm e o menor de 1,0cm de diâmetro. O paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico para retirada dos nódulos, no qual não houve complicações de maior complexidade. Os resultados do exame de citologia aspirativa por agulha fina não apresentaram-se compatíveis com a histopatologia, concluindo que nem sempre há compatibilidade entre estes dois métodos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Segura Engelsdorff, Murilo Vebber Pessel, Giovana Braga Brancher
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.