Desempenho de bovinos de corte alimentados com diferentes forragens e alojados em baias individuais ou coletivas
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N7.727-736Palavras-chave:
cana-de-açúcar, consumo, peso corporal, Red Norte, silagem de milhoResumo
As forragens desempenham um papel essencial no desempenho de bovinos de corte em confinamento. Vinte e quatro machos não castrados Red Norte × Nelore com peso corporal (PC) inicial médio de 439,8 ± 59,6 kg e 21,7 ± 2,7 meses de idade foram distribuídos em três grupos experimentas e alojados em baias individuais (doze animais) ou coletivas (doze animais em três baias) na Fazenda-Escola do IF Goiano (Campus Iporá). O experimento teve duração de 84 dias (14 dias para adaptação e 70 dias para coleta de dados). Alimentaram-se os animais uma vez ao dia com dietas à base de cana-de-açúcar in natura (Ci), silagem de cana (SC) ou silagem de milho (SM) como fontes de forragem. Avaliou-se o consumo de matéria seca (CMS) diariamente pela diferença entre a quantidade oferecida menos a recusada, e registrou-se o PC dos animais a cada 14 dias após jejum de sólidos de doze horas. Não houve efeito (P>0,05) da fonte de forragem sobre o CMS nos animais alojados nas baias individuais, assim como não houve resposta (P>0,05) da fonte de forragem sobre o desempenho corporal. As fontes de forragem não alteraram (P>0,05) as características da carcaça. Os animais alojados nas baias individuais aumentaram (P<0,05) o peso do trato gastrintestinal vazio (11,9 kg), comparados aos animais alojados nas baias coletivas (10,2 kg). Concluiu-se que as três fontes de forragem (Ci, SC e SM) podem ser recomendadas na alimentação de bovinos de corte em confinamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sergio Antonio Schwartz Custodio, Diego Azevedo Leite da Silva, Kaique Moreira Dias, Marcus Paulo Pereira Tomaz, Rodrigo de Oliveira Goulart, Eduardo Rodrigues de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.