Coleta e avaliação das secreções de vias aéreas posteriores em equinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1021.1-8Palavras-chave:
Citologia, equinos, lavados transtraqueais, lavado broncoalveolarResumo
As enfermidades respiratórias causam grandes impactos na equinocultura. A determinação do diagnóstico das afecções de caráter inflamatório do sistema respiratório inferior (ou posterior) de equinos depende da associação de histórico e exame clínico em conjunto com os exames complementares, portanto, as intervenções realizadas por profissionais veterinários devem estar sempre amparadas por bons métodos diagnósticos para que seja instituído o tratamento adequado. Como exames complementares, as secreções de vias aéreas inferiores podem ser submetidas a citologia, cultura bacteriana, análise bioquímica, isolamento viral e testes moleculares. Dentre os métodos de coleta destaca-se a utilização das técnicas transtraqueais, entre elas, a lavagem e aspiração transtraqueal percutânea (LPP), a aspiração transtraqueal percutânea (ATP) e a lavagem e aspiração transtraqueal endoscópica (LTE). Além das técnicas transtraqueais, é possível a realização da lavagem broncoalveolar, sendo esta última capaz de colher amostras das vias respiratórias menores e mais distais. O presente estudo visou reunir as principais informações sobre as técnicas de coleta e avaliação das secreções das vias aéreas inferiores em equinos, podendo servir como material auxiliar ao diagnóstico por parte de profissionais veterinários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Matheus Teixeira Borges Pereira, Paulo Fernando Rocha de Oliveira, Thailan Silva Martins, Valquiria Tatiele da Silva Rodrigues, Wendel Denian Silva dos Santos, Dinamérico de Alencar Santos Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.