Quimiodectoma maligno em um cão Weimaraner: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N7.701-704Palavras-chave:
quimiodectoma, neoplasias caninasResumo
O presente relato de caso tem como finalidade descrever uma ocorrência de quimiodectoma de caráter maligno em um cão de raça weimaraner. Quimiodectomas são neoplasias formadas a partir de quimiorreceptores presentes na base do coração envolvendo o corpo aórtico e carótido, pode ser benigno (mais comum) ou maligno. Estes tumores são pouco frequentes na clínica de pequenos animais e, quando ocorrem, geralmente estão associados a cães idosos e de raças braquiocefálicas (boxer, bulldog, dentre outros). O diagnóstico clínico é dificultoso, pois a maioria dos animais acometidos são assintomáticos, e, quando presentes, os sinais clínicos são inespecíficos, sendo, portanto, diagnosticados através dos exames radiográficos de rotina ou como achados nos exames post-mortem. No presente caso, o animal foi a atendimento clínico por outro motivo (nódulos subcutâneos), tendo sido investigado o quimiodectoma após ser percebido aumento de frequência respiratória e tamponamento de sons pulmonares em algumas regiões torácicas. O diagnóstico final foi possível após radiografia torácica e histopatologia do tecido tumoral através de técnica “tru-cut” com auxílio de ultrasonografia com ferramenta Doppler. Além de se referir à ocorrência de quimiodectoma em uma raça não predisposta, a importância do presente trabalho também se dá à abordagem do proprietário frente a uma patologia crônica maligna sem possibilidade de correção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Guilherme Dias Araujo, Tais Meziara Wilson, Daniela Marques Bernardo, Marco Túlio Gomes Campos, Diogo Nogueira Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.